quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Poesias Mineiras Definitivas (fevereiro de 2017)

Eu tô fazendo essa postagem aqui só porque eu vou estar viajando por muito tempo e não sei se vou precisar de ler Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes nesse meio tempo e não vou estar com os livros por motivos óbvios de peso. Aí, é fácil. Essa seleção são dos poemas que eu acho que tenha mais probabilidade de eu precisar.

Adélia Prado
Louvação para uma cor
O amarelo faz decorrer de si os mamões e sua polpa,
o amarelo furável.
Ao meio-fia as abelhas, o doce ferrão e o mel.
Os ovos todos e seu núcleo, o óvulo.
Este, dentro, o minúsculo.
Da negritude das vísceras cegas, 
amarelo e quente, o minúsculo ponto, 
o grão luminoso.
Distende e amacia em bátegas 
a pura luz de seu nome,
a cor tropicordiosa.
Acende o cio,
é uma flauta encantada, 
um oboé em Bach.
O amarelo engendra. 

Roxo
Roxo aperta. 
Roxo é travoso e estreito.
Roxo é a cordis, vexatório,
uma doidura para amanhecer. 
A paixão de Jesus é roxa e branca, 
pertinho da alegria. 
Roxo é travoso, vai madurecer.
Roxo é bonito e eu gosto.
Gosta dele o amarelo. 
O céu roxeia de manhã e de tarde, 
uma rosa vermelha envelhecendo.
Cavalgo caçando roxo,
lembrança triste, bonina.
Campeio amor pra roxeamar paixonada,
o roxo por gosto e sina. 

Aura
Em maio a tarde não arde
em maio a tarde não dura
em maio a tarde fulgura.

Tentação em maio
Maio se extingue
e com tal luz
e de tal forma se extingue
que um pecado oculto me sugere:
não olhe porque maio não é seu.
Ninguém se livra de maio.
Encantados todos viram as cabeças:
Do que é mesmo que falávamos?
Da tua luz eterna, ó maio,
rosa que se fecha sem fanar-se.

Murilo Mendes
"eu estou no meu corpo" - Panorama

Reflexão Nº1
Ninguém sonha duas vezes o mesmo sonho
Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio
Nem ama duas vezes a mesma mulher
Deus de onde deriva
É a circulação e o movimento infinito.

Ainda não estamos habituados com o mundo
Nascer é muito comprido.

Drummond
"Tenho apenas duas mãos 
e o sentimento do mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário